No momento da aquisição de imóveis, seja para fins residenciais ou comerciais, existem alguns pontos importantes que precisam ser investigados e avaliados por um(a) advogado(a) especializa para garantir o sucesso do negócio e minimizar riscos para o comprador.
A due dilligence é prática fundamental nestes procedimentos, trazendo benefícios durante o processo de compra de imóveis. É uma análise de riscos realizada por advogado(a) especialista onde serão analisados os documentos legais relacionados ao imóvel, como escrituras, contratos e certidões para constatar a existência ou não relacionados a disputas de propriedade, ônus ou restrições que possam afetar a aquisição, bem como serão avaliados os documentos e certidões dos vendedores.
Na análise, o(a) advogado(a) ajuda na interpretação e avaliação do contrato e de outros documentos inerentes à transação imobiliária, garantindo que todos os termos sejam claros, justos e que estejam em conformidade com a legislação vigente. São verificadas ainda a existência de pendências judiciais relacionadas ao imóvel como ações de despejo, execuções fiscais, penhoras ou litígios que possam impactar a posse ou até mesmo a valorização do imóvel.
Ao identificar potenciais problemas legais é possível evitar custos adicionais bem como evitar possíveis perdas financeiras que possam surgir devido a litígios ou questões legais. Por meio da due dilligence imobiliária, o jurídico inclusive auxilia na negociação dos termos e condições contratuais para proteção dos interesses do comprador, incluindo cláusulas específicas que abordem possíveis contingências e riscos.
A contratação de um(a) advogado(a) especialista em direito imobiliário é uma medida preventiva que visa proteger o comprador, fornecendo a expertise necessária para identificar e mitigar os riscos associados à compra de imóveis.